A Terra , planeta habitado pelo homem conseguiu ocupar o lugar central do Universo, durante muitos séculos. Essa hipótese ultrapassada alimentou deuses e vários preconceitoos que impediram a ciência, durante séculos, de caminh. A maldição era a pena sofrida por quem tentasse retirar a Terra dessa posição. No século III a. C.,essa tentativa, malsucedida, foi feita pelo matamático e astrônomo Aristarco de Samos. Somente 18 séculos depois, Nicolau Copérnico (1473-1543) conseguiu, postumamente, fazê-lo.
Umdos estudos feitos por Aristarco foi sobre a distância entre aTerra e o Sol. Considerando as condições da época, foi de grande engenhosidade o cálculo feito por ele. Em suas observações, percebeu que o centro da Lua, em quarto crescente, o centro do Sol e um observados na Terra representam três pontos que, se forem ligados, formam um triângulo retângulo SLT.
Seus cálculos levaram-n0 a concluir que a distância da Terra ao Sol TS é de 18 a 20 vezes a distância da Terra a Lua TL,cálculos esses que embora perfeitos, necessitam do conhecimento sobre senos.
sen x =TL / TS ou 1 / sen x = TS / TL
Para que 1 /sen x assuma um valor entre 18 e 20, Aristarco utilizou para o ângulo de medida x o complementar de T, ou seja 3º.
1 / sen 3º = 19,11
Embora a distância esteja correta, o ângulo S é diferente dos 3º adotados, o seu valor efetivo é de 10'. Para isso, deve ter contribuído a precariedade de instrumentos.
Atualmente, dispondo do conhecimento sobre trigonometriae das condições tecnológicas , é possível questionar os valores obtidos,naquela época, ao comparar as distâncias da Terra ao Sol e da Terra a Lua.
Não podemos negar, porém , a criatividade e a engenhosidade dos cálculos feitos por Aristarco , três séculos antes de Cristo.
Propomos a você que procure em livros, jornais, revistas ou internet informações sobre como é feito, atualmente o cálculo das distâncias citadas.
quinta-feira, 19 de junho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário